Nelson de Sá

Toda Mídia

 

Algemado e com uniforme de presidiário

Escalada do "Jornal Nacional" de 9.7:

Os acusados do crime que chocou o país se recusam a ceder material para exames de DNA. Os depoimentos revelam o horror vivido pela jovem Eliza Samudio antes de ser assassinada. O goleiro Bruno é levado algemado e com roupa de presidiário para uma penitenciária. O homem que teria sido contratado para executar o crime é investigado por outros assassinatos.
Violência e covardia no aeroporto internacional do Rio. Taxistas agridem o colega que não era do ponto em que ia pegar um passageiro.
A tecnologia ajuda a prender um homem procurado há 25 anos nos Estados Unidos.
Concluída a maior troca de espiões entre Rússia e Estados Unidos desde a Guerra Fria.
Prorrogado o prazo para as inscrições do Enem.
Copa do Mundo. Alemanha e Uruguai disputam amanhã o terceiro lugar também de olho em prêmios e recordes. 

Do "Jornal da Record":

Novo uniforme, novo número. Bruno é fichado em presídio de segurança máxima. Jogador, Macarrão e ex-policial Marcos se recusam a fazer coleta de DNA. Exame seria usado para comparar sangue encontrado no carro do goleiro. Mais três suspeitos de envolvimento no caso são presos. Polícia usa cães farejadores na busca pelo corpo de Eliza. O caso é notícia também no exterior.
Vigilante suspeito de participar do assassinato da advogada Mércia é preso em Sergipe.
Flagrante da covardia. Polícia já sabe quem são os homens que agrediram taxistas no Rio.
África 2010. A dois dias da grande final, Espanha e Holanda fazem treino fechado. Vai dar polvo ou periquito? Bichos dizem que vai levantar a taça.
Perigo na estrada. A cada três dias, uma pessoa morre na BR 321.
A refém que foi salva por uma policial à paisana. 

E do "SBT Brasil":

Em Minas, o goleiro Bruno recebe algemas e uniforme de preso. O irmão dele diz que acredita no envolvimento de Bruno no sequestro da amante. O jogador se recusa a fazer exame de DNA para esclarecer o assassinato de Eliza Samudio.
O primeiro caso nos Estados Unidos em que o DNA de um parente ajuda a desvendar um crime.
O que muda com a nova lei do divórcio, que agora será mais rápido?
As últimas informações sobre o presidente em exercício José Alencar que teve uma crise de pressão alta.
Michel Platini passa mal e é internado na África do Sul. Sugestão do presidente Lula, se o Brasil se der mal na Copa de 2014: "Quem estiver na Presidência tem que suspender o jogo." Na última reportagem da série, quem ganha e quem perde com a Copa no Brasil. O polvo adivinho, que até aqui acertou todas, aponta quem será campeão mundial de futebol.

A coluna e o blog voltam na segunda.

Escrito por Nelson de Sá às 00h30

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Frenesi de mídia

No jornal de hoje, um relato da cobertura do caso Bruno.

Escrito por Nelson de Sá às 11h37

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pós-Copa, pré-campanha

Na quarta-feira, a novela das oito marcou 32 pontos na Globo, segundo o Globo Online. Ontem, quinta, 30.

E o "Jornal Nacional" de ontem não passou dos 28 pontos, segundo o Radar Online, apesar do caso Bruno.

No Blue Bus, "a Ejesa, dos portugueses controladores do grupo 'O Dia', anuncia ainda para este mês, em São Paulo, a versão do popular carioca 'Meia Hora'". A redação é no prédio do "Brasil Econômico", no Brooklin.

Escrito por Nelson de Sá às 11h17

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fundos de BB, Caixa e Petrobras bancam usina

  

Para as edições, FSP (índice), VE (índice), ESP e OG. Para sites, FSP, VE, ESP e OG.

Escrito por Nelson de Sá às 10h15

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

BC europeu rejeita temores sobre a zona do euro

Para as edições, NYT, WSJ, CD e FT. Para sites, NYT, WSJ, CD e FT.

Escrito por Nelson de Sá às 09h58

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

É possível levantar a Europa?

Para as edições, Time e Economist. Para sites, Time e Economist.

Escrito por Nelson de Sá às 09h48

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Declínio e revolução

Leia a coluna "Toda Mídia" de hoje com links. Na Folha digital, à pág. A8.

Escrito por Nelson de Sá às 09h33

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Um crime estarrecedor assusta o país

Escalada do "Jornal Nacional":

As revelações do caso Bruno assustam o país. A polícia diz que o goleiro assistiu ao assassinato da ex-amante. Bruno e o amigo Macarrão são levados para o presídio Bangu 2, no Rio. A Justiça determina a transferência deles para Minas Gerais. Em Belo Horizonte, é preso o ex-policial acusado de ser o executor da morte de Eliza Samudio.
Condenada a procuradora aposentada por torturar uma criança de dois anos.
Dissidente cubano encerra a greve de fome depois de governo anunciar a libertação de presos políticos.
Uma descoberta da ciência aumenta a esperança no combate à AIDS. Pesquisadores encontraram anticorpos que podem ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus HIV.
Copa do Mundo. Holandeses e espanhóis se preparam para a grande final. Lançada na África do Sul a logomarca do próximo Mundial no Brasil. 

Do "Jornal da Record":

Notícias de um crime estarrecedor. Goleiro Bruno e o amigo Macarrão já estão no presídio de Bangu. A polícia quer a transferência deles para Minas. Para delegado, o jogador presenciou o sequestro e o assassinato de Eliza Samudio. "Se chegou junto, estava junto." Ex-policial teria matado a modelo de forma cruel. Entrevista exclusiva: homem que ajudou a esclarecer o crime conta que está sendo ameaçado.
África 2010. Os preparativos de Holanda e Espanha para a final histórica. Presidente Lula abre oficialmente a jornada para a Copa no Brasil.
Na série especial, a irresponsável combinação de álcool e direção. "No Rio Grande do Sul, sete casos de embriaguez são encontrados por dia nas rodovias federais."
Debate acaba em pancadaria no parlamento de Taiwan. 

E do "SBT Brasil":

Um ex-policial matou a modelo Eliza Samudio e jogou partes do corpo aos cães. Para a polícia, o goleiro Bruno assistiu ao assassinato e é o mandante do crime. Preso no Rio, o jogador será transferido esta noite para Minas. A Justiça determina que o bebê, filho da modelo, fique com a avó. O pai de Eliza já foi condenado por abusar sexualmente de uma sobrinha. Será o fim da carreira de Bruno? O Flamengo rescindiu o contrato do jogador.
A procuradora aposentada que maltratou a criança que pretendia adotar é condenada a oito anos de prisão.
Enrolado na toalha, o herói da classificação espanhola cumprimentou a rainha Sofia.
No lançamento da Copa no Brasil, o presidente Lula anunciou que não assistirá à final de domingo em Johanesburgo.
O governo de Cuba anuncia a maior libertação de pessoas que estão na cadeia porque discordam da ditadura comunista.

Escrito por Nelson de Sá às 21h38

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Facebook vs. Google

Com a ilustração ao lado e o título "Facebook abre caminho ao redor do mundo", o "New York Times" destaca hoje que Sergey Brin tem de revisar sua resposta padrão, quando questionado sobre o fracasso do Google, que ele fundou, em se estabelecer como rede social.

Brin costuma responder que o Orkut, do Google, é "o serviço dominante no Brasil e na Índia". Mas agora o Facebook "está empatando com o Orkut na Índia, onde tinha metade do tamanho até um ano atrás, e no último ano cresceu oito vezes no Brasil, para 8 milhões de usuários, contra 28 milhões do Orkut".

Ao redor do mundo, nos últimos 15 meses, o Facebook passou de 200 milhões de usuários para 500 milhões. E seu fundador e presidente, Mark Zuckerberg, já diz que é "quase certo" que vai chegar a 1 bilhão.

Para o "NYT", o Google é o maior derrotado. Já quis entrar no mercado não só com Orkut, mas com OpenSocial e Buzz. Agora, estaria "tentando de novo com um projeto secreto para um serviço chamado Google Me".

Escrito por Nelson de Sá às 11h53

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sem saúde

O "Meio & Mensagem" informa que iniciou acompanhamento semanal, "em parceria com a empresa de monitoramente em redes sociais iGroup", sobre "notícias e comentários" da campanha presidencial.

No primeiro levantamento, com análise de 33 mil "ocorrências" entre 24 de junho e 1º de julho, "65% dos comentários feitos a respeito de Serra não tinham caráter positivo". Para Dilma,  "28% de share negativo".

No "índice de saudabilidade", que é a "média entre posts positivos e negativos", o tucano já está com "sinal de alerta ligado", em 50,32%. Para a petista, 68,81%.

No título, "Marca José Serra está com alerta ligado na internet".

Escrito por Nelson de Sá às 10h58

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Capital estrangeiro

Da reportagem "Para mídia, limite a capital estrangeiro é desrespeitado", com o subtítulo "Representantes do Terra e do 'Brasil Econômico' afirmam obedecer a lei", na Folha:

Entidades ligadas à mídia defenderam, na Câmara, que portais de internet devem seguir o princípio constitucional que limita a 30% o capital estrangeiro em empresas de comunicação. Em debate, a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) reafirmaram que há desrespeito à lei. Em abril, ingressaram com representação na Procuradoria-Geral da República, apontando indícios de que o portal Terra e o jornal "Brasil Econômico" são controlados, respectivamente, pela espanhola Telefónica e pelo grupo português Ongoing. 

Na Veja.com, "Evanise dos Santos, mulher de José Dirceu, foi apresentada na segunda-feira como nova diretora de Marketing Institucional da Editora 'O Dia', comprada pela Ejesa, que publica o 'Brasil Econômico'".

Escrito por Nelson de Sá às 10h29

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Publicidade volta às ruas de São Paulo

 

  

Para as edições, FSP (índice), VE (índice), ESP e OG. Para sites, FSP, VE, ESP e OG.

Escrito por Nelson de Sá às 09h15

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

União Europeia limita bônus de banqueiros

Para as edições, NYT, WSJ, CD e FT. Para sites, NYT, WSJ, CD e FT.

Escrito por Nelson de Sá às 09h00

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

E a inflação cai

Leia a coluna "Toda Mídia" de hoje com links. Na Folha digital, à pág. A10.

Escrito por Nelson de Sá às 08h47

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Exclusivo. A barbárie em detalhes

Escalada do "Jornal Nacional":

O goleiro Bruno se entrega à polícia no Rio. Ele é suspeito de envolvimento no assassinato da ex-amante, Eliza Samúdio. A polícia afirma que é dela o sangue encontrado no carro do jogador. Exclusivo. A barbárie descrita em detalhes. Nossos repórteres trazem todas as informações sobre o depoimento do adolescente que confessou a participação no crime. Ele diz que o cadáver foi esquartejado e devorado por cachorro.
Brasília. Ambientalistas protestam contra mudanças nas leis de proteção das matas.
Na Inglaterra, surge a primeira clínica para crianças e adolescentes viciados em videogame.
A lista de campeões mundiais vai ganhar um novato, Holanda ou Espanha, que venceu a Alemanha e vai a uma final pela primeira vez. 

Do "Jornal da Record":

Imagens exclusivas do momento em que o goleiro Bruno se entrega. Mulher do goleiro e mais quatro envolvidos no crime também estão presos. Polícia procura corpo de Eliza em casa indicada por parentes do jogador. DNA comprova: sangue encontrado no carro de Bruno era de Eliza Samúdio. Ao vivo, todos os detalhes da investigação que levou para a cadeia um dos jogadores mais famosos do Brasil.
Dois feridos na tradicional corrida de touros na Espanha.
Ponte de 130 metros é engolida pela tempestade na China.
África 2010. Espanha vence e vai à final contra a Holanda.
Na série especial, um conselho para viajar com segurança. "Redobrem a atenção e também se atentem para esta questão da velocidade e das manobras de ultrapassagem." 

E do "SBT Brasil":

O goleiro Bruno se entrega à polícia do Rio. O jogador foi indiciado pelo sequestro e é investigado pelo desaparecimento de Eliza Samúdio. O exame confirmou que o sangue encontrado no carro do goleiro é compatível com o da amante. O primo do goleiro contou à polícia que Eliza foi estrangulada. Ele acompanha os policiais na busca do corpo em Minas.
Copa do Mundo. A Espanha derrota a Alemanha e está na final. Holandeses ou espanhóis? Domingo, o mundo vai conhecer o campeão inédito.
Nossos repórteres mostram a cidade de lata para onde foram levados 10 mil pobres na África do Sul. "Ao mesmo tempo em que construiu um estádio da Copa na Cidade do Cabo, o governo tratou de limpar as ruas, como dizem aqui."
Avança no Congresso projeto que prevê punição para quem impedir o ex-marido ou a ex-mulher de ver o filho.
A briga contra o relógio. O atraso nas obras da Copa no Brasil.

Escrito por Nelson de Sá às 21h04

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

"Time" e "Veja" erguem as muralhas

No site da "Time", nesta semana, os textos da edição impressa, antes acessados livremente, agora vêm em tamanho menor, com o aviso:

O que se segue é uma versão reduzida de um texto que aparece nas edições impressa e de iPad da "Time".

No site da "Veja", não é mais possível acessar a edição impressa, antes disponível para assinantes. A home traz o aviso:

Edição desta semana disponível a partir de 6ª, 9/7, no Acervo Digital.

Escrito por Nelson de Sá às 11h48

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Globo lá

Com a Copa na África, informa o site Adnews, a Globo lançou versões em espanhol e inglês do portal G1. Postam "as informações mais importantes da versão em português e vídeos legendados nos dois idiomas, com conteúdos de esporte, política e economia". Nas manchetes, há pouco:

Escrito por Nelson de Sá às 11h10

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Globo vs. UOL

Do UOL, sob o título "Globo entra na Justiça contra UOL por exclusividade na Copa; portal segue Lei Pelé", com chamada na home:

No caso de eventos esportivos como a Copa, a Lei Pelé permite a todos os meios a utilização jornalística de vídeos desde que tal exibição se restrinja a 3% do tempo total de cada evento. Essa regra é respeitada pelo UOL. O portal iG, que também usa trechos de vídeos, não é citado na ação... Não é a primeira vez que a Globo, que funciona sob concessão pública, tenta impedir o UOL de informar seus usuários, ignorando a legislação e o óbvio interesse público na cobertura jornalística da Copa. Em 2005, durante o Campeonato Brasileiro, chegou a obter liminar para impedir o UOL de veicular resumos da competição. A liminar, porém, foi cassada... No Congresso, a Globo tem feito este ano lobby ostensivo para reduzir as garantias da Lei Pelé. Seu objetivo é obrigar todos os veículos a depender exclusivamente do envio de imagens selecionadas por ela, além de reduzir o tempo limite de exibição de imagens de 3% do total do evento para um máximo de 90 segundos.

Escrito por Nelson de Sá às 10h26

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Roda-viva

Mônica Bergamo informou ontem, na Folha.com, que Marília Gabriela vair apresentar o "Roda Viva", da estatal TV Cultura, a partir de agosto.

O Comunique-se diz que "Heródoto Barbeiro, que apresenta o programa atualmente, continua no jornalismo da emissora". Duas semanas atrás, Barbeiro entrevistou o ex-governador José Serra, no programa inspirado pelo musical "Roda Viva", de Chico Buarque e Zé Celso:

PS - No blog de Daniel Castro no R7, Marília Gabriela diz que o "Roda Viva" vai mudar. A apresentadora será "muito bem acompanhada por dois jornalistas fixos e outros dois convidados". E não mais cinco convidados.

Escrito por Nelson de Sá às 09h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Começa a campanha e Serra ataca Dilma "radical"

 

  

Para as edições, FSP (índice), VE (índice), ESP e OG. Para sites, FSP, VE, ESP e OG.

Escrito por Nelson de Sá às 08h42

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Na China, IPO de US$ 22 bi e mais fundo soberano

Para as edições, NYT, WSJ, CD e FT. Para sites, NYT, WSJ, CD e FT.

Escrito por Nelson de Sá às 08h20

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Petrobras, uma pechincha

Leia a coluna "Toda Mídia" de hoje com links. Na Folha digital, à pág. A10.

Escrito por Nelson de Sá às 08h06

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rapaz confessa homicídio. Delegado diz ter dúvidas

Escalada do "Jornal Nacional":

A polícia do Rio ouve um adolescente de 17 anos sobre o desaparecimento de Eliza Samúdio. Ele diz que a ex-amante do goleiro Bruno está morta. O delegado que investiga o caso afirma que há dúvidas sobre o depoimento.
A Copa do Mundo tem seu primeiro finalista. A Holanda vence o Uruguai por 3 a 2 num jogo dramático. O adversário na partida de domingo será conhecido amanhã. Alemanha e Espanha se enfrentam em Durban.
Desafios brasileiros. Como atravessar avenidas no tempo reservado para os pedestres? Como evitar a compra de remédios falsificados?
Mais um Estado americano tem litoral atingido pelo óleo que vaza no Golfo do México.
Começa oficialmente o período de campanha para os candidatos às eleições 2010. 

Do "Jornal da Record":

Confissões surpreendentes. Rapaz de 17 anos diz que participou de homicídio de Eliza Samúdio. Conta detalhes de um crime bárbaro. Parente do menor foi o primeiro a denunciar o assassinato. As declarações complicam ainda mais a situação do goleiro Bruno. Ele é acusado de contratar um traficante para sumir com o corpo da ex-namorada. O rapaz também apontou um amigo do jogador como cúmplice.
Na reportagem especial, caminhões e carros em uma disputa perigosa em nossas estradas. "Quando o motorista sai de casa rumo ao destino escolhido para as férias, conta pouco com o imprevisto."
A Holanda está na final da Copa.
Uma onda de calor mata nos Estados Unidos. 

E do "SBT Brasil":

Um primo do goleiro Bruno diz à polícia que a ex-amante do jogador está morta. Ele foi preso na casa do goleiro e confessou que participou do sequestro e do assassinato de Eliza Samúdio.
Força laranja. A Holanda vence o Uruguai e está na final da Copa. Um pedacinho do Brasil que parou para comemorar a classificação holandesa. Os preparativos de Alemanha e Espanha na véspera do jogo que vai definir o outro finalista.
Nova York, 40 graus. A população é aconselhada a nem sair de casa.
Em sessão tumultuada, o Código Florestal é aprovado em comissão especial na Câmara.
O presidente Lula volta a dizer que a direção da CBF também precisa ser renovada.
A inspiração que vem da Holanda, para o estádio que pode abrir a Copa de 2014 em São Paulo.

Escrito por Nelson de Sá às 22h22

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Yahoo News quer jornalismo à antiga

O "New York Times" noticiou ontem o lançamento do blog Upshot pelo Yahoo News como se fosse modelo do jornalismo de "busca" e proclamou uma "era do algoritmo editor". A coisa ecoou no exterior e no Brasil.

Mas não é bem assim, informa o blog de Jim Romenesko, linkando a revolta da nova redação contra o "NYT". O blog do Yahoo News tem por foco "reportagens e análises brilhantes ao estilo da velha escola", respondeu seu editor, Andrew Golis.

Michael Calderone, que cobre mídia e foi tirado do site Politico para a nova redação, ironiza a "obsessão" do "NYT" por ferramentas de busca, ignorando o jornalismo "chato, tradicional", de reuniões editoriais, notícias e análises que caracteriza o Upshot.

A notícia é que o Yahoo News quer fazer jornalismo à antiga, em concorrência com o próprio "NYT". E até questionar sua cobertura, como escreveu Golis há pouco, ao postar "o que é, afinal de contas, Upshot" _que significa, em português, conclusão ou no fim das contas.

Escrito por Nelson de Sá às 11h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Negócios são negócios

Lula segue na África para "aumentar o comércio", relata a BBC Brasil. Está no Quênia, parte do bloco econômico do leste africano (EAC), que inclui ainda Tanzânia, "próxima escala", Uganda, Ruanda e Burundi.

Angola, Botsuana, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbábue, por outro lado, enviam delegação ao Workshop Brasil-Japão de TV Digital no dia 19, em São Paulo, informa o site Tela Viva, que registra:

Os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) já haviam optado informalmente pela adesão ao sistema europeu, o que foi revertido após defesa do padrão nipo-brasileiro por representantes dos dois países. 

E a agência Efe noticia que a Bolívia de Evo Morales é o 11º país a escolher o padrão nipo-brasileiro, como anunciou o chanceler boliviano em encontro com o embaixador do Japão em La Paz, ontem.

Além de Japão e Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Paraguai, Peru e Venezuela já optaram. E estão em negociação, segundo o site Convergência Digital, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e Cuba.

Escrito por Nelson de Sá às 10h18

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bilhões pelos consumidores brasileiros

O "Brasil Econômico" noticia que a espanhola Telefónica negocia um empréstimo de € 8 bilhões, junto a bancos europeus, para comprar a metade da Portugal Telecom na brasileira Vivo. E que a PT "poderá aprovar a venda nas próximas semanas".

E a francesa Vivendi, que comprou a brasileira GVT após longa disputa com a mesma Telefónica, dá entrevista ao site Tele.Síntese e anuncia uma "forte expansão", prometendo entrar em TV paga até 2011:

Estamos preparados para investir R$ 1 bilhão este ano.

Escrito por Nelson de Sá às 09h46

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Petrobras deve liderar investimento no mundo

  

Para as edições, FSP (índice), VE (índice), ESP e OG. Para sites, FSP, VE, ESP e OG.

Escrito por Nelson de Sá às 08h12

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

IPO chinês pode ser o maior da história

Para as edições, NYT, WSJ, CD e FT. Para sites, NYT, WSJ, CD e FT.

Escrito por Nelson de Sá às 08h00

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Meirelles vs. Coutinho

Leia a coluna "Toda Mídia" de hoje com links. Na Folha digital, à pág. A10.

Escrito por Nelson de Sá às 07h48

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Um arsenal em São Paulo

Escalada do "Jornal Nacional":

Pistas para a nova seleção brasileira. O presidente da CBF diz que o time de 2014 deve privilegiar a juventude. Dunga divulga uma carta enviada a Ricardo Teixeira. Ele lamenta a desclassificação na Copa e lembra as conquistas de quatro anos de comando. Robinho isenta de culpa o técnico e o companheiro Felipe Melo.
Na Copa do Mundo. Como estão Holanda e Uruguai para a semifinal de amanhã. O bicho papão se prepara. Alemanha joga na quarta-feira contra a Espanha.
O Ministério da Educação divulga um retrato do ensino básico no Brasil. Melhoras no fundamental, mas atrasos no ensino médio.
A doença raríssima de um menino faz uma família pedir ajuda a médicos do mundo todo.
Vêm aí regras para diminuir a espera por consulta por plano de saúde.
Encontrado um arsenal poderoso num apartamento em São Paulo.
Termina o prazo para o pedido oficial de candidaturas da eleição de outubro. 

Do "Jornal da Record":

Em vez de bancos e cargas, ouro. Onda de assaltos a joalherias se espalha pelo país.
Outro crime intriga a polícia. O que traficantes vão fazer com dez toneladas de cafeína roubadas em São Paulo?
Depois da denúncia do "Domingo Espetacular", a população reage com indignação ao estupro de uma menina de 13 anos. Ela foi atacada por adolescentes da elite de Florianópolis.
Mais um dia de buscas pelo corpo da ex-namorada do goleiro Bruno. Mais uma perícia em carro de amigo do jogador.
Protestos pelo mundo. Na Índia, greve e pancadaria. No México, eleição e violência. Na Espanha, a defesa do touro.
Está sobrando patrão. Aumenta o número de trabalhadores que se tornam empresários.
Está faltando treinador. Sem Dunga, CBF procura novo técnico para a seleção.
O tudo ou nada das semifinais do Mundial. África faz as contas e anuncia: a Copa é um sucesso.
Tempo de férias, tempo de viajar. A nova série do "Jornal da Record" alerta para o perigo das estradas. 

E do "SBT Brasil":

A polícia confirma que encontrou óculos e um par de sandálias de Eliza Samúdio no carro do goleiro Bruno.
No hospital público, uma mulher estava grávida de seis bebês. No laboratório particular, de nenhum.
A polícia descobre um arsenal em um apartamento em São Paulo.
Barracas inglesas para os desabrigados das enchentes no Nordeste.
Termina o prazo para registro da candidatura. Saiba quais são os candidatos à Presidência da República e quanto vão gastar na campanha.
Demitido por telefone, Dunga manda carta ao presidente da CBF e diz que corrigiu erros do passado. Na internet, a revolta de um menino de 12 anos com a derrota da seleção. Chute errado. O encalhe de produtos para a Copa dá um prejuízo de R$ 85 milhões ao comércio.
2014. E agora, Brasil? Na primeira reportagem da série, as lições da África do Sul para a Copa que teremos no país daqui a quatro anos.

Escrito por Nelson de Sá às 21h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pearson nos portões

Do "Financial Times", na reportagem "Pearson cerca Anglo no Brasil":

Pearson, o grupo de publicação e informação digital que controla o "Financial Times", está entre os três licitantes que cercam um negócio de educação no Brasil, refletindo forte interesse num dos mercados de maior crescimento no mundo. O Anglo, conhecido por um sistema que abrange livros escolares e cursos para entrada em universidade, diz não estar à venda. Mas pessoas familiarizadas com a questão dizem que o Credit Suisse avaliou o negócio em R$ 600 milhões e que as ofertas devem ser entregues em semanas. Abril, o grupo brasileiro de mídia, e Santillana, editora espanhola que busca crescer na América Latina, são dados como os outros interessados.

Nesta semana, informa o site Adnews, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados vai debater a participação de capital estrangeiro nas empresas de comunicação do Brasil.

E Laura Mattos informa, sob o título "Dois pesos, duas medidas":

O consultor de mídia Antonio Rosa Neto, que deixou recentemente a superintendência comercial da Rede TV!, é crítico ao fato de emissoras de TV defenderem limite para o capital estrangeiro em portais da internet que tenham conteúdo jornalístico. Para ele, a posição de TVs contra a internet é antagônica ao fato de a lei permitir 30% de capital estrangeiro às redes abertas e liberar 49% para operadoras de TV a cabo e 100% para as de satélite. "Se empresas de TV podem, por que as de internet não podem?"

Escrito por Nelson de Sá às 12h00

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A Copa acabou

No UOL, o site Na Telinha relata que SBT e Record voltaram ontem à "disputa acirrada". E Lauro Jardim informa:

No primeiro domingo sem Brasil na Copa, a audiência da Globo caiu. No Rio e em São Paulo, o ibope médio foi de 14 pontos, 4 a menos que domingo passado. SBT e Record subiram. A emissora de SS deu 9,5 pontos no Rio e 7 em São Paulo, mais 3 e 2, respectivamente, em comparação com o domingo anterior. A Record cresceu 2 nas duas.

Escrito por Nelson de Sá às 11h24

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Das campanhas para a mídia

O G1 ouve os presidentes de PSDB e PT e posta que "políticos já se admitem dependentes do Twitter". Foi, por exemplo, o que derrubou o vice escolhido por José Serra. O anúncio de Álvaro Dias por Roberto Jefferson, antes que DEM e, segundo o Radar Online, da "Veja", até Aécio Neves soubessem da indicação, levou à crise.

E "quem indicou Índio foi o Twitter", acrescenta o Poder Online, do iG:

Na última hora, só para completar a lista, o DEM incluiu Índio da Costa. As apostas do DEM na escolha de seu nome, porém, eram zero. Eis que Serra, em sua casa, descobriu que ele tinha 33 mil seguidores. O tucanão se encantou e surpreendeu a todos.

O G1 avisa que o "alvo" da ferramenta não é o voto. Segundo David Fleischer, da UnB, "os políticos procuram no Twitter os formadores de opinião, e não o eleitorado".

De Fernando Rodrigues, na coluna "Campanha analógica":

Exceto pela febre no Twitter e pelas declarações desastradas, a internet terá um papel limitado no atual processo eleitoral. A chance de haver uma clicocracia à la Obama por aqui é mínima.

Cita, entre as razões, a conexão de baixa qualidade e até a exigência legal de recibo para as contribuições eleitorais.

Escrito por Nelson de Sá às 10h57

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Escola pública está atrasada e piora

 

 

Para as edições, FSP (índice), VE (índice), ESP e OG. Para sites, FSP, VE, ESP e OG.

Escrito por Nelson de Sá às 10h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

China se une a Paquistão contra o terror

Para edições, NYT, WSJ, CD e FT. Para sites, NYT, WSJ, CD e FT. Como WSJ e FT não circulam hoje nos EUA, as capas são de suas edições asiáticas.

Escrito por Nelson de Sá às 09h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O ídolo que virou suspeito

 

 

Para a edição, Época. Para os sites, Veja, Carta, Época e IstoÉ.

Escrito por Nelson de Sá às 09h22

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dinheiro traz felicidade

Leia a coluna "Toda Mídia" de hoje com links. Na Folha digital, à pág. A8.

Escrito por Nelson de Sá às 09h04

Comente | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nelson de Sá Nelson de Sá é articulista da Folha de S.Paulo.
RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.